Catégories

(*) asterisco Nº 2

MICA-me, May 2010

Editorial

Estamos em maio, mês em que a romaria a Fátima atinge o seu auge e, como se não bastasse, o Papa esteve em Portugal e, como não podia deixar de ser, causou polémica, fosse pelo santo trânsito que se revelou infernal com a sua passagem, pela televisão que nos dias de visita insistiu em fazer-nos engolir Bento XVI o máximo de tempo possível ou ainda pelas declarações proferidas em Fátima sobre o aborto e o casamento.

Alguns dizem que a visita dele é inoportuna e estrategicamente planeada. No entanto, continuo a considerar que se fosse o João Paulo II ao invés do Bento XVI a controvérsia não seria tanta. Antes que comecem as interpretações, esclareço: não sou a favor da visita do Papa, antes pelo contrário. Preferia que o senhor estivesse no continente africano a retirar o que disse sobre os preservativos – sorte a minha que sonhar não é pecado! –, mas como tal não é possível, ao menos a visita deu azo à iniciativa Preservativos “ao” Papa (apoiada pelo MICA-me, e não só), que, convenhamos, foi uma ótima ideia.

Deixando a religião de lado, porque esta já tem tempo de antena que chegue, falemos de futebol. Sim, o Benfica foi campeão – pausa para protestos e/ou euforia, continuemos – e como se não bastasse a comunicação social já dar um relevo indescritível e imensurável ao futebol durante todo o ano, ainda mais neste por causa do Mundial de Futebol, o dia 9 de maio ganhou um rubor especial. Não se falava de nada além do Benfica. Não é que eu não goste de futebol, e a verdade é que não aprecio, nem deixo de apreciar, mas telejornais quase integralmente voltados para um tema que agrada muitos e enlouquece outros tantos deixa-me a pensar que a ZON e a MEO são um sucesso por algum motivo.

Neste momento vocês perguntam-se: Vais falar de alguma coisa que não saibamos ou vais continuar a divagar? Ao que eu prontamente respondo: A minha divagação diz bastante. E porquê? Porque todos sabem que o Benfica foi campeão e é impossível encontrar santa alma que não esteja a par da vinda do Papa a Portugal, mas quantos de vocês sabem o que se comemora em âmbito internacional – seja formal ou informalmente –, no dia 17 de maio? Não, não estou a falar do Dia Mundial da Internet. Estou sim a falar do IDAHO (International Day Against Homophobia). O Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia e Transfobia celebra-se dia 17 de maio e neste país onde, aparentemente, os órgãos de comunicação social de maior expressividade dão prioridade e tempo de antena, que por vezes parece interminável, a assuntos que todos nós já conhecemos e sabemos como funcionam, pergunto-me: Quantos saberão o que é o IDAHO?